Receitas da Pam

Bolo de caneca e o pontapé inicial

Bolo de caneca e o pontapé inicial

Tudo na vida tem uma história, e este pequeno site de receitas não poderia ficar sem uma. Já contei que morei em Niterói - RJ, por um ano pra fazer mestrado? Pois é, e lá fiz amigas incríveis, e de vez em quando cozinhava alguma coisa pra elas, uma torta salgada, um bolo. Mesmo depois do mestrado ter terminado, ás vezes chegavam mensagens pedindo a receita de alguma coisa que eu tinha feito pra elas :)

Há uns meses, a Jéssyka se mudou pra São Paulo, num apartamento só com fogão e microondas. Isso quer dizer que não tem forno pra fazer nada assado.. E ela me pediu socorro. “Pam, pelo amor da Deusa! Quero fazer um bolo e não sei como”. Eu podia tirar um print de alguma receita da internet, ou escrever alguma receita que soubesse e mandar pelo whatsapp, mas não era isso que eu queria.

Comecei a reunir diversas receitas que ela pudesse fazer no microondas. Mas como enviar de forma prática sem ser uma foto do meu caderno? Pensei em fazer um blog ou algo parecido, pra reunir tudo no mesmo lugar e ela acessar mais rápido. Bom, porque não fazer meu próprio site então?

Pra que facilitar se você pode complicar, não é mesmo?!

Resolvi pedir ajuda dos universitários, ou como preferir chamar o Code Academy, Sketch, gitHub e meu namorado! E cá estamos! Tudo por um super bolinho de chocolate de microondas…

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de leite (eu uso de amêndoas)
  • 4 colheres de sopa de chocolate 70% cacau derretido
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de fermento químico

Modo de Preparo

  1. Em uma tigelinha junte o ovo, leite e manteiga derretida. Bata bem com um fouet ou garfo.
  2. Junte o açúcar, o chocolate derretido e misture bem.
  3. Coloque a farinha e o fermento e misture para incorporar.
  4. Divida a massa em canecas grandes ou xícaras menores, mas nunca deixe passar de 2/3 da capacidade! Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta.
  5. PELAMOR!! Cuidado na hora de tirar as canecas, isso vai ficar super quente! Espere esfriar um pouco pra servir (não que eu espere..)