Receitas da Pam

O Famoso Brownie da Pam

O Famoso Brownie da Pam

Eu nunca fui muito fã de brownie. Na verdade, não sou muito fã de bolos de chocolate em geral. Então, cada vez que eu ia em uma confeitaria e queria um brownie, o único que eu encontrava era aquele cheio de nozes e coberto com chocolate. Não conseguia comer metade do pedaço.

Até conhecer uma receita há anos atrás em uma revista Capricho edição Dia dos Namorados (edição impressa, provavelmente há mais de 13 anos.. E aqui eu entreguei minha idade!). Eles sugeriam um brownie com chocolate meio amargo derretido e chocolate branco picado na massa. Maravilhoso. Rasguei a página da revista e guardei. Perdi, lógico. Anos depois, conheci a linda da Rita Lobo (vulgo amiga do João, meu padrasto) com o site Panelinha. Achei a mesmíssima receita. Usei e fui sucesso com ela por mais alguns anos. Até eu me mudar pra Amsterdam. Forno novo, açúcar diferente, brownie deu errado por vários meses. E então achei a receita de Brownie simples no site da Patricia. Misturei um pouco das duas é PÁ! Meu brownie super famoso aqui em Amsterdam!!

Ingredientes

  • 150g de chocolate meio amargo (uso um com 63% cacau)
  • 150g de manteiga sem sal
  • 1 ¾ xícara de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
  • ¼ colher de chá de sal
  • 200g chocolate branco picado

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe ou coloque papel vegetal em uma forma de mais ou menos 25cm x 20cm (Não sei se isso existe. A minha tem 21cm x 18cm, e acho que poderia ser um pouquinho maior..)
  2. Derreta o chocolate meio amargo com a manteiga. Aí aqui vai depender do quão ninja você é em derreter chocolate, pode derreter direto em uma panela (fogo bem baixo) OU no banho maria (aquele que você coloca uma panela com um pouco de água no fogo e encaixa um bowl na panela e espera derreter) OU no microondas (de 30 em 30 segundos). Faça como achar melhor e se sentir mais seguro. Só cuida pra não queimar o chocolate pelamor!
  3. Transfira a mistura pra um bowl maior e espere esfriar um pouco.
  4. Acrescente o cacau em pó, misture.
  5. Adicione o açúcar e o sal, misture.
  6. Adicione os ovos, um a um, misturando a cada adição.
  7. Acrescente a farinha, mexendo apenas para incorporar.
  8. Adicione o chocolate branco picado e mexa delicadamente.
  9. Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Esse, o palito não pode sair sequinho, tem que sair com algumas migalhas úmidas ainda.